domingo, 21 de junho de 2009

Novas ações da HP: conceito de HP Stores e o uso do bluetooth marketing

Em marketing, parece que o pessoal da HP tem mostrado uma boa versatilidade quando se trata de unir a tecnologia com outras áreas, como a moda. Agora chegou a vez de fato de colocar em prática as "HP Stores". Do conceito de "Store in Store" ou loja dentro da loja (como aqueles quiosques de operadoras de celular dentro das lojas de varejo), a HP planejou em 2008 abrir 50 HP Stores em 2009. Meta que está sendo implantada a partir desse mês. A estratégia é simples, usar o espaço das revendas locais para criar o "espaço" da HP. Acredito que tenha duas negociações: uma é do espaço, pagar para tê-lo. O outro seria gastar para tê-lo. Ou seja, o espaço já seria bancado pela HP (gastos com ambientação), o plus seria pagar pelo espaço. Mas pelo porte da HP, oferecer esse conceito à uma revenda (loja de varejo de informática), pode ser um diferencial e tanto que é capaz do dono não pensar duas vezes quando fechar a parceria. Associar a sua marca local à uma marca mundial, faz toda diferença.

O interessante é que a HP está seguindo o modelo da Apple Stores adaptada à nossa terra brasilis. Estratégia inteligente, pois enquanto o setor de alimentos se "mata" pelos espaços dentro de um supermercado, a HP está usando outros canais, como as revendas, para "ganhar" esse espaço, ganhar visibilidade, ganhar presença e se tornar ponto de referência em relação às outras marcas de informática.

Um exemplo da utilização dessas lojas foi o lançamento do HP Touchsmart PC, realizado na HP Store em Natal. O evento, que aconteceu em 10 de junho no bar Sgt Peppers, contou com ação de bluetooth marketing e tinha o objetivo de atrair as pessoas para conhecer e experimentar o produto. Para desenrolar esse desafio as agências que atendem a HP em Natal criaram a "Sensation Party": aqueles que se cadastrassem no computador concorreriam a descontos na conta naquela noite. Bem parecido com as estratégias de bebidas destiladas em bares.

Também foi desenvolvido uma versão personalizada do game "Genius" e após o cadastro, as pessoas tinham a chance de jogar e acumular pontos para concorrerem a descontos extras. O Bluetooth marketing foi utlizado para enviar 1 imagem de convite para as pessoas e 1 video que demonstrava rapidamente as funções do HP Touchsmart PC. Resultados concretos: 43 pessoas se cadastraram e jogaram o game; 52 receberam conteúdo no celular; 10 pessoas foram contempladas com os descontos; 2 jogadores ficaram viciados e disputaram o primeiro lugar de forma emocionante, com direito até a torcida. Branding e Trade Marketing bem atualizada e adaptada, no meu ponto de vista.

Mas, nem tudo são flores. Não encontrei nenhuma informação no site da HP do Brasil sobre as estratégias da HP Stores e nem da cobertura do evento. Uma pena, para uma empresa do porte da HP, apesar de deixar as ações com as agências, peca em não integrar as informações das suas ações de forma a criar um conceito integrado, ganhando sinergia e credibilidade junto aos clientes. Base para criar uma fidelização e clientes seguidores.

fontes: PCmag, Ritz

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin