Existem várias formas de reservar uma verba para o Marketing. A Estrela acaba de investir R$ 400 mil em um novo site voltado para as crianças e ainda reservou R$ 1 milhão de verbas para investir na web no segundo semestre de 2009. A Estrela, referência brasileira de brinquedos e sinônimo de presentes para o dia das Crianças e Natal na década 80 e 90 perdeu espaço rapidamente pela falta de invetimentos em marketing, pela não adequação estratégica do seu portifólio, pela falta de velocidade de resposta no mercado de brinquedos e chegou a ser "engolida" pelas importações de brinquedos.
Parece que agora está ouvindo boas consultorias de marketing, será? E com o objetivo de estar perto de seu público num ambiente em que ele passa grande parte do seu tempo em busca de entretenimento, resolveu, finalmente, trabalhar o conceito galáxia, apresentando uma série de planetas que giram em torno de uma estrela principal, que é o logo da própria marca. Vale lembrar que sites como o da revista Recreio já usam esse conceito de sites infantis como relacionamento da marca a anos.
Veja o que diz Aires Leal Fernandes, o diretor de marketing da Estrela: "Não podemos ficar de fora deste novo e forte meio de nos comunicarmos com nosso público. Investir em um site altamente tecnológico e rico em atrações é uma maneira de fortalecer a marca e de tê-la como entretenimento para as crianças também virtualmente". Espero que a Estrela volte aos bons tempos do Autorama e do Ferrorama, sucesso absoluto de vendas, fica o desafio.
Mas encontrei um erro um tanto quanto controverso. Utilizando o FireFox e não o Internet Explorer como navegador, o novo site de 400 mil reais da Estrela, simplesmente não funcionou como deveria. A linha de programação do site apareceu na frente das animações em Flash, dando a sensação de erro. E mostrando as ferramentas e cookies que o site possui para auditar a navegabilidade. Quando se programa um site, ele deve ser compatível com no mínimo os dois maiores navegadores utilizados pelos usuários. Outra questão que me chamou atenção foi o fato do site ser mais voltado para adolescentes do que para crianças, pois há muita informação no meio das animações. Pontos a serem melhorados. Só fica a dúvida se houve pressa em lançar o site sem adequações ao Firefox ou foi falha mesmo. Será que isso afeta o lançamento do site e o trabalho da assessoria de imprensa?
Já em um setor que se reinventa sempre e sabe que é imprescindível investir em Marketing, a Melissa comemora seus 30 anos em grande estilo. Usar aniversários são bons motivos para uma temática no Marketing. Depois de algumas reviravoltas nos anos 90, reergueu-se no mercado como acessório de luxo pop (trajetória parecida com a das Havaianas, mas de fábricas diferentes). O preço do calçado não chega a ser caro (de R$ 80 a R$ 150 cada par) e confere um ar descolado a quem o veste. Apesar da matéria-prima nada nobre, as sandálias ganharam status fashion e as vitrines de lojas de grifes famosas, brasileiras e estrangeiras. É antiga a parceria que a Melissa tem com estilistas e designers de peso, como Jean Paul Gaultier, Patrick Cox e Thierry Mugler, Romero Britto, J. Maskrey, Alexandre Herchcovitch, irmãos Campana, Judy Blame, Karim Rashid e Vivienne Westwood (nada melhor do que aliar a sua imagem à de alguém que vai trazer mais benefícios e ganhos).
Números: a Melissa já criou mais de 500 modelos, fabricou mais de 60 milhões de pares e exportou 20 milhões para mais de 80 países.
Curiosidades:
- Antes de produzir a Melissa, a Grendene fabricava embalagens para garrafões de vinho;
- Todas as sandálias têm o mesmo "cheiro de Melissa". Ele é uma mistura de chiclete com jujubas e pirulito, cuja fórmula a Grendene não revela;
- O modelo da clássica Melissa Aranha era usado por pescadores da Riviera Francesa antes de virar moda no Brasil;
- A Melissa é totalmente reciclável;
- Madonna ganhou uma Melissa Couture, edição de tiragem especial com mais de 140 cristais Swarovski desenhada pela designer J.Maskrey. A cantora gostou tanto que pediu outra para sua filha, Lourdes Maria;
- A Melissa Aranha leva 26 segundos para ficar pronta na fábrica;
- A primeira Melissa de numeração entre adulta e infantil vendeu mais de 5 milhões de pares nos primeiros dez meses de 1980.
fontes: MMonline, Revista Época
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