A estratégia de comprar a Jaguar e a
Land Rover mais a crise mundial prejudicaram a montadora
Tata Motors, que registrou o primeiro prejuízo anual em oito anos. O principal fabricante de veículos na Índia teve perdas de
US$ 520 milhões. Acredito que quanto mais rápido a
Tata lançar o Nano no exterior (previsto para 2010-2011), mais rápido poderá se recuperar antes que apareça um concorrente Chinês.
Em termos de tendências, a
Microsoft vê forte crescimento gradual na publicidade em celulares e acredita que dentro de cinco anos, a publicidade para celulares responderá por cinco a 10 por cento dos gastos de
mídia.

Já no nosso Brasil, a
Telefônica antecipará investimentos de R$ 70 milhões em melhorias no
Speedy. O presidente da
Telefônica,
Antonio Carlos Valente Valente disse que os R$ 70 milhões já estavam previstos, dentro do orçamento total de R$ 750 milhões para a rede de banda larga, neste ano. Em 2007 a
Telefônica faturou quase R$ 3
bilhões no serviço de
trasmissão de dados, sendo boa parte do crescimento devido à
Speedy. Isso significa apenas 2,3% do que
faturou nessa área em 2007. E ainda não vi nenhuma
ação de marketing e vendas da
Net para suprir o mercado nesse curto espaço de tempo. Será que a concorrência não vai usar isso à seu favor?

E já não é novidade, mas o
diretor executivo de Finanças da
Vale, Fábio Barbosa, reafirmou ontem que o interesse da
Vale nos investimentos em energia é o consumo próprio. Sozinha, a
mineradora brasileira absorve 4,5% de toda a energia
elétrica produzida no País.
As investidas da
mineradora brasileira no segmento de energia incluem ainda o
projeto de carvão em
Moatize (
US$ 2,8
bilhões na construção de usina térmica em Moçambique, África), e investimentos em
biodiesel na Região Norte do Brasil com
biodiesel de óleo de Palma.
Atualmente, a companhia gasta
US$ 2,5
bilhões em
insumos energéticos por ano, dos quais
US$ 700 milhões para adquirir 1
bilhão de litros de
diesel. Se a Vale, mesmo pelo porte, investe em energia para consumo próprio, por que outras grandes empresas não buscam o mesmo caminho? Será que faltam profissionais para gerar as soluções?
Fontes: G1, Yahoo, Último Segundo
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