As dez marcas mais influentes do Brasil | ||||
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| Posição | Empresa | ICHM | |
1 | ![]() | Coca-Cola | 82.5 | |
2 | ![]() | Nestlé | 77.53 | |
3 | ![]() | Sadia | 75.13 | |
4 | ![]() | Natura | 73.59 | |
5 | ![]() | Rede Globo | 72.75 | |
6 | ![]() | Mc Donald's | 68.64 | |
7 | ![]() | Adidas | 67.36 | |
8 | ![]() | Danone | 67.19 | |
9 | ![]() | O Boticário | 65.79 | |
10 | ![]() | Brastemp | 65.21 | |
*Fonte: Sart Dreamaker |
Nada de Top Of Mind, a nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.
Ahco que chamaria esse Ranking de Top of Trade Marketing, marcas que decinem do ponto de venda! Afinal vai decidir o que? Comprar, não? Mas como não sou eu quem trabalho na Sart, ele recebeu o apelido de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes.
“Existe o que chamamos de ‘gut feeling’ em relação a algumas marcas. O conceito de que os homens tomam decisões absolutamente racionais não é verdadeiro. O racional explica, mas é o emocional que decide”, defende Gian Franco Rocchiccioli, CEO da Sart. “Em uma época de crise, como é a nossa, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa, menos vulnerável ela ficará”, completa.
Não é um teste científico, mas marketeiro e excelente. O mundo do marketing precisa de índices cada vez mais criativos e convincentes para afastar o fantasma que ronda as verbas de marketing e que prejudicam toda a ação de vendas de uma empresa. Não é novidade que tem empresa que para mostrar resultados nessas horas de crise, simplesmente manda embora um monte de funcionários, com queda de vendas, só para mostrar que a lucratividade foi maior. Maior enganação, é o que eu chamaria de "auto-sabotagem temporária".
Atualmente, as marcas já são consideradas um ativo das empresas. Existem companhias especializadas em contabilizar financeiramente o quanto vale cada nome e fazer os famosos rankings divulgados ano a ano. No entanto, diferenças na metodologia fazem com que os resultados variem um pouco, como podemos ver nas listas divulgadas no ano passado.
São tantas as pesquisas e com diferentes metodologias de valorar as marcas que fica difícil saber qual é a melhor. Mas melhor para que? Veja algumas do ano passado em Bilhões USD:

Fonte: Época Negócios
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