sábado, 28 de março de 2009

Marketing de Luxo - Comidas caras

Já pensou em pagar 10 mil dólares por uma comida? E que tal 500 dólares por um queijo? Foi o que Susannah G. Bortner da WomansDay.com apurou como os 12 itens mais caros ao redor do mundo. Quem sabe o Brasil não inventa um produto que seja tão caro quanto esses abaixo. Ah, também tem o famoso café que vem das fezes de um animal mamífero com cara de rato. É, nem no café ganhamos.

1. Classic Grey Sevruga Caviar (Rússia do mar Cáspio) US$2,520.


2. La Madeline au Truffe (1 Trufa de Chocolate) US$250.


3. Moose Milk Cheese (Suécia - Queijo de Alce) US $500 por 453 gramas


4. Red Iranian Saffron (Açafrão) US $750 por 100 gramas


5. Kobe Wagyu Beef (Japão - Bife de Kobe) US $285.95 por 4 bifes

6. Fresh Black Winter Truffles (Itália - Trufas) US $400 por 110 gramas aproximadamente

7. Kopi Luwak Coffee (Sudeste asiático e sul da China - Café) US $229.95 por 453 gramas

8. Dom Perignon 1988 Vintage Champagne (Garrafa de vinho) US $700 a garrafa

9. Goose Foie Gras (Fígado de Ganso) $115 por 250 gramas

10. Golden Opulence Sundae (New York - sobremesa de sorvete com 23 folhas de ouro) US $1,000

11. Tieguanyin Tea (China - próximo a um chá verde) US $3,000 ou mais por 1 Kg

12. Martini on the Rock (Blue Bar no Hotel Manhattan's Algonquim) US $10,000 com direito a um diamente no fundo da taça.

Ótimos exemplos como esse são um grande desafio para os Brasileiros criarem um produto que atenda à classe de super luxo.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Casa de 27 metros cúbicos por arquitetos japoneses

Já pensou em morar em uma caixa? E o tal conceito de "out of the box", para fora da caixa, ou pensar fora da caixa. Não, não foi isso que o arquiteto japonês Jo Nagasaka e o escritório Schemata Architecture pensaram. Eles desenharam uma casa que nos faz pensar o quanto de espaço que uma pessoa precisa para viver. Ainda mais no Japão, demonstrando que o contexto sempre influencia a criatividade, os novos produtos e as novas soluções.

O projeto “Paco” não oferece conforto algum. Parece o quarto branco do BBB9 brasileiro. O ambiente, em forma de cubo, tem somente 27 metros cúbicos. Dentro dele tem uma rede de dormir, mesa, pia, banheiro e chuveiro embutidos. A idéia é ser um novo conceito de casa móvel compacta (quase do tipo tabajara), mas que seria tão bacana quando às nossas favelas de 5 andares. Ótima solução para os desabrigados. Precisam apenas adaptá-las de forma a carregá-las e a conectar com as tubulações de água e luz.

Ainda não há previsão de comercialização do Paco. Quem sabe os designers Brasileiros não pensam nisso, aproveitam a onda de construção civil e realmente dão uma contribuição para a sociedade. Seria uma ótima solução, o desafio está armado!

Que saber mais, veja mais aqui.












Suco dos Beatles

Já pensou em tomar um suco com os integrantes dos trapalhões na embalagem? E que tal os Cassetas ou o pessoal do Pânico? As celebridades, talvez? O designer americano Marc Valega criou caixinhas de suco bem divertidas com os nomes dos garotos de Liverpool.

Não passaria de mais um produto licenciado, quem não gostaria de comer um doce da Xuxa, ou da um beijinho da Ivete Sangalo? Você pode escolher entre os sabores: John Lemon (limão), George Pearrison (Pêra), Mango Starr (manga) e Apple McCartney (apple deve ser lido como “é-poul” para ter graça).
Infelizmente, esses sucos não existem, imagine o quanto custaria para vender sucos com a marca dos Beatles? Será que venderia? É o poder da marca aplicado aos produtos. Precisaria ter mais aderências. Mas é interessante associar sucos à artistas com letras de músicas. O problema desses licenciamentos e fazer com que o produto fique mais caro e encalhe nas prateleiras. Quem sabe veremos os primeiros rostos nas caixinhas de sucos, pois até agora, quem ganha disparado são os desenhos animados!
(fonte: Galileu)

domingo, 15 de março de 2009

Salada Verde


Uma boa salada sempre começa com a materia prima. Já se tornou normal encontrar soluções de salada semi-pronta, lavada. Os supermercados até cobram um pouco mais caro por elas. Agora, você tem certeza que elas realmente são bem lavadas e selecionadas?

Pior que cliente insatisfeito é cliente com celular na mão. Agora eles podem tirar fotos, filmas, gravar conversas e se tornarem disseminadores de coisas ruins sobre um produto, uma marca, um serviço, etc.

É o que fizeram com a salada abaixo. De brinde, um animalzinho verde!
Etiá controle de qualidade.

Kit Ciúmes a nova onda de provocação

Quer provocar ciúmes? Há fatores psicológicos que afetam o humor de qualquer um, é como uma necessidade básica do marketing, você pode atendê-la ou quem sabe, "criá-la".

Muitas pessoas não suportam ciúme em uma relação. Outras, já acham que um pouco pode até esquentar e reavivar um relacionamento.

Pensando no segundo grupo de pessoas, o designer Björn Frank criou um kit que ajuda seu usuário a fingir estar tendo um caso. Traces of na Imaginary Affair (Traços de um caso imaginário) é uma maleta que contêm 9 ferramentas criadas para deixar marcas de mordidas, queimaduras de carpete, de dominação, chupões e marca de unhas. Tudo para dar impressão de que a pessoa está pulando a cerca. De quebra, ainda traz amostras de perfume, batom e cabelo para serem espalhadas no corpo ou na roupa.

Segundo o site de Frank, o projeto foi inspirado por histórias de pessoas que usavam evidências falsas de estarem doentes ou se faziam de vítimas para receber atenção dos outros. Ainda segundo ele, o kit “aborda o assunto de instigar ciúmes intencionalmente em relacionamentos, que muitas vezes serve para melhorar a auto-estima ou testar a força da relação”.

Para aqueles que são a favor de um pouco de masoquismo para impulsionar o namoro/casamento, um aviso: a maleta do ciúme não está a venda.
(fonte: Galileu)

sábado, 14 de março de 2009

Cobradores de Fraque

As vezes uma solução é tão boa que cresce rapidamente. É o caso dos "Cobradores de Fraque", serviço que uniu a criatividade + processos novos + medo = marketing eficiente.

Funciona assim, a empresa disponibiliza uma série de sujeitos especializados em cobrar devedores de uma forma bem mais inteligente, específica e ’sob demanda’. Normalmente para cobradores que têm dinheiro, mas preferem não pagar. Os funcionários, vestidos de fraque (de um jeito até meio circense), visitam os devedores que já foram cobrados pelos ‘métodos tradicionais’ mas ainda assim não pagaram a dívida.

O Cobrador tem como objetivo constranger o devedor. Ele vai até sua casa, te diz alegremente que você está devendo. Se você disser que vai pagar, e não pagar, ele volta e toca a campainha de todos seus vizinhos e os avisa que você está devendo, quanto e para quem. Se for o caso, volta para o escritório e faz um intenso trabalho de pesquisa para descobrir alguns de seus contatos profissionais, potenciais clientes e parceiros, liga para todos e conta tudo sobre sua dívida e a maneira como você não a paga desde 2003. A Band fez uma matéria sobre eles:



Como um relógio pode ser atrativo

A melhor forma de poder "re-criar" a curva de um produto é "reinventá-lo". Veja abaixo como fazer isso com relógios. É a simples associação da criatividade com marketing, inovação, design, e o melhor, vira "moda". Fim de papo!

Luna Crystal Watch

O que parece ser uma pulseira muito bonita passa a ser um relógio quando dois pontos de sua superfície são tocados. As horas aparecem flutuando dentro do cristal. Parece mágica mesmo.



Fortis IQ Watch

Apontado como um relógio para quem tem um Q.I. alto, este modelo da Fortis parece normal a primeira vista, mas para ler as horas você precisa ser bom em matemática. A aparência de quadro-negro dá um toque especial ao seu desenho.


Real Crystal LED Watch

Apesar de ainda ser um protótipo, este relógio chama a atenção por usar cristais reais para mostrar as horas. Por trás deles estão LEDs que podem ter suas cores modificadas. Se um dia este relógio chegar às lojas ele será muito caro.





Cabestian Winch Tourbillion Vertical Watch

É impressionante ver este relógio que une 1.352 componentes trabalhando para dar as horas com precisão. O preço é tão espetacular quanto a aparência: 275 mil Dólares pelo modelo comum e 400 mil pelo especial, com platina e diamantes.





ORB Bracelet Watch

Lembra daqueles braceletes de plástico que faziam sucesso entre os anos 80 e 90? Esta é exatamente a proposta aqui, adicionando três linhas que marcam as horas.


MK2 Circuit LED Watch

Para quem quer ter trabalho para dizer as horas, este relógio é perfeito. Sendo composto por duas colunas de LEDs você pode ver as horas na coluna da esquerda e os minutos na da direita. Ele é muito bonito e também muito pouco funcional.

Handcuffs Watch

Algemas podem ser a maravilha ou a ruína de muita gente, mas se você quer estar sempre algemado, que tal aproveitar e ver as horas nas algemas?






TIWE OLED Concept Watch

Infelizmente este relógio ainda é um protótipo. Enquanto você não quer saber as horas os pontos ficam correndo randomicamente pela tela. Basta sacudir o aparelho que eles vão para o lugar certo mostrando que horas são.

Fonte: Toxel

Inamo: Restaurante utiliza mesas interativas 100% digitais!!!

Experiência de marca, interatividade, up to date e ainda usar a mesa como uma mesa para comer. Essa é a proposta do Inamo, restaurante asiático de Londres no SoHo.

As mesas tem as imagens projetadas do teto e os controles são feitos através de um touchpad (igual a um notebook) na mesa.

Na mesa interativa você pode escolher seu pedido no menu, sendo que cada vez que você passa o cursor em um item aparece uma representação dele no local onde seu prato ficaria. Durante a espera você pode abrir um vídeo onde é transmitida a imagem ao vivo da cozinha. Se quiser brincar um pouco existem jogos como batalha naval para serem apreciados pelos dois ocupantes da mesa.

É possível também escolher um papel de parede que ficará como toalha de mesa. Depois de comer basta abrir a conta e dividir as despesas da maneira que se achar necessário. Não se preocupe se sua familiaridade com esta nova tecnologia não for grande pois garçons estão a postos para tirar dúvidas ou até mesmo anotar seu pedido da maneira tradicional. Antes de sair a mesa pode lhe indicar os caminhos de metrô e ônibus disponíveis.

Prático, rápido e interativo. É quase um self-service digital, o garçom daqui a pouco vai só deixar a comida na mesa. Só não dá para ter acesso à internet. Senão em vez de ter mais clientes, terão muitos clientes que não vão querer sair das mesas.

A maneira de usar a tecnologia parece que é bem bolada e isso facilitará a sua disseminação. Rapidamente veremos essa tecnologia chegar ao Brasil.

Se estiver sem programa para este fim de semana em Londres, clique aqui e vá ao Imano e deixe o seu comentário.

Agora que outros serviços fazemos para que possamos aplicar o mesmo conceito?




Fonte: Gadget Lab

sábado, 7 de março de 2009

Rabiscos de Marketing no YOUTUBE


Agora você encontrará diversos filmes comerciais e vídeos sobre Marketing em um único lugar, canal RabiscosdeMKT no YouTube. Nada melhor do que experimentar um pouco do que encontrará no canal. Para começar, um vídeo da Toyota, simples, com boa associação da música e a inspiração de um item do carro, sem mesmo mostrá-lo. Aproveitem.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sacoquinhos anti-furto de sanduíches!!!!

As vezes, o melhor de uma boa idéia é torná-la útil ou pelo menos, interessante. O designer Sherwood Forlee criou uma idéia boa para que ninguém coma o seu sanduíche. Sabe quando você deixa ele em uma geladeira compartilhada, seja no trabalho ou em outro local? Então, agora com o Anti-Theft Lunch Bags (saquinhos de lanche anti-furtos) você engana o possível comilão. Quem vai querer um lanche "mofado"???

Parece aquelas idéias de produtos como o Papel higiênico com notícias ou histórias em quadrinhos. Um pacote com 25 saquinhos sai por US$ 10,00.

Mas em inovação tem dessas, só se torna inovação se a idéia for comercializada, senão, continua sendo uma invenção e não inovação.


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